Em execução, projeto na bacia do Rio Curimataí constrói barraginhas e já plantou quase 7 mil mudas

25/07/2018 - 14:31

Com um valor total superior a R$ 1,6 milhões, o projeto hidroambiental promovido pelo Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio das Velhas (CBH Rio das Velhas) na UTE (Unidade Territorial Estratégica) Rio Curimataí, no Baixo Rio das Velhas, avança a passos largos. Com quase metade da sua execução concluída, as intervenções buscam a preservação e a recuperação ambiental de microbacias dos municípios de Augusto de Lima, Buenópolis e Joaquim Felício.

Ao todo, serão construídas mais de 900 bacias de contenção, mais conhecidas como barraginhas, além de diversas lombadas, terraços, valetas de proteção, o cercamento de áreas de preservação e o plantio de mais de 6.700 mudas de espécies nativas da região. “Todas essas intervenções visam segurar essas águas que antes escoavam superficialmente e que levavam terras e assoreavam os mananciais. A ideia é que agora possam infiltrar e fazer a recarga do lençol freático, mantendo a bacia do Rio Curimataí com mais água e mais vida”, disse o encarregado de obras da empresa Inovesa, responsável pela execução do projeto, Fabiano Rocha.

As barraginhas são construídas com o propósito de auxiliar a coleta das águas provenientes do escoamento superficial das estradas rurais, contendo os sedimentos, evitando o assoreamento dos corpos hídricos, promovendo a recarga de água subterrânea e a conservação das estradas vicinais. Já o plantio de mudas busca evitar ou reverter processos de degradação, promovendo a manutenção da quantidade e da qualidade dos recursos hídricos.

Acima, plantio de mudas na vila de Santa Bárbara, em Augusto de Lima, e o coordenador do Subcomitê Rio Curimataí, Valmir Barral. Abaixo, a foz do rio em seu encontro com o Velhas. Fotos: Léo Boi e Fernando Piancastelli.

O projeto – que se estenderá até o início de 2019 – conta com o apoio fundamental dos superficiários, donos das terras onde as intervenções estão sendo realizadas, como é o caso do produtor rural Júlio César Faria, da vila de Santa Bárbara, em Augusto de Lima. Ele disse esperar ver os benefícios das obras já em pouco tempo. “Aqui a terra é muito arenosa e a chuva, quando é torrencial, por si só já provoca erosão. Por isso a necessidade de fazermos contenções, com barraginhas, terraços, curvas de nível, além do plantio. Espero [com parceria com o CBH Rio das Velhas] corrigir as áreas degradas, porque por mais que a gente tente de alguma forma fazer isso, a gente não dá conta por causa do alto custo”.

Além das intervenções físicas, o projeto inclui trabalhos de mobilização social, educação ambiental e capacitação, com o intuito de divulgar a importância das ações e disseminar técnicas e práticas de recuperação e conservação ambiental, bem como de manutenção das estruturas implantadas, além de permitir o acompanhamento dos trabalhos executados. Coordenador-geral do Subcomitê Rio Curimataí, Valmir Barral destacou a importância desses momentos. “A comunidade respondeu bem ao nosso chamamento, a receptividade tem sido muito boa. Já fizemos algumas oficinas e seminários justamente falando da importância do projeto, do porquê estar chegando agora à região e com qual objetivo. De maneira geral, a sociedade civil, o poder público e os usuários de água estão engajados no projeto e de forma bem atuante”, disse.

O projeto hidroambiental da UTE Rio Curimataí foi aprovado no primeiro chamamento público de projetos do CBH Rio das Velhas, ainda em 2015, quando foram convocadas instituições ambientais, subcomitês e prefeituras dos municípios inseridos na bacia a apresentarem demandas espontâneas de estudos, projetos e obras, visando à racionalização do uso e a melhoria dos aspectos qualitativos e quantitativos dos recursos hídricos.

Veja mais fotos do projeto e da região:


Assista ao vídeo do projeto:


O território

A UTE Rio Curimataí localiza-se no Médio Baixo Rio das Velhas e é composta pelos municípios Augusto de Lima, Buenópolis e Joaquim Felício. A Unidade ocupa uma área de 2.235,13 km² e detém uma população de 6.830 habitantes. A região é caracterizada por sua beleza natural, serras, cachoeiras e rios preservados, atraindo um número crescente de turistas e sendo responsável por uma recarga de vida e águas limpas para o maltratado Rio das Velhas. Os rios principais da Unidade são Rio Curimataí, Rio Curimataizinho, Córrego de Pedras e Córrego Riachão.


Mais informações:

Assessoria de Comunicação CBH Rio das Velhas
comunicacao@cbhvelhas.org.br