Exposição educativa faz sucesso no Alto Rio das Velhas

10/10/2023 - 10:24

A exposição itinerante “Rio das Velhas: Eu faço parte”, ação do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio das Velhas, continua encantando visitantes por onde passa.


Depois de atrair a atenção no Museu de Ciências Naturais da PUC Minas, em Belo Horizonte, passar pela sede do Parque Nacional da Serra do Cipó, em Santana do Riacho, e por Jequitibá, durante o Festival de Folclore do município, nos três dias do evento, a exposição percorre agora a região do Alto Rio das Velhas apresentando diversos assuntos, como as ameaças aos recursos hídricos e suas potencialidades, ictiofauna, aves e mamíferos, os biomas Mata Atlântica e Cerrado, os múltiplos usos da água e o tema da campanha anual do CBH, dedicada, neste ano, ao saneamento em seus vários aspectos (esgoto, água, drenagem urbana e resíduos sólidos).

Nova Lima abriu a temporada do Alto Velhas, entre 18 e 22 de setembro. Gabriela Araújo, engenheira ambiental da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e uma das organizadoras locais do evento, conta que a Exposição integrou as atividades da Semana da Árvore, que agregou atividades de proteção e educação ambiental.

O público variado, com forte presença dos alunos da rede pública, ficou “impressionado com a diversidade de espécies da bacia, com o tamanho do rio e com a quantidade de água gasta” para se produzir itens comuns do consumo humano, como carnes, cereais, frutas, leite ou manteiga.

Segundo Gabriela, mais de 300 pessoas haviam passado pela exposição nos três primeiros dias: “É de vital importância, principalmente pela falta de informação sobre o assunto. O Velhas está numa área mais rural aqui em Nova Lima, poucas pessoas veem o rio. Quem esteve aqui agora sabe do rio, por onde ele passa e a sua importância”.


Veja mais fotos:


Rodando a cidade

Rio Acima foi a próxima parada da exposição. Além de ser exibida na Praça Santo Antônio, na entrada da cidade, onde houve doação de mudas), e na Quadra da Secretaria de Esportes, andou por cinco escolas de Ensino Fundamental.

Emily Nascimento, coordenadora de Educação Ambiental da Secretaria de Meio Ambiente de Rio Acima e conselheira do Subcomitê Águas do Gandarela, considerou o evento “muito importante, com totens visualmente muito bonitos e atraentes”. “As pessoas param para ler, tirar fotos, muita gente não sabia que o Velhas era tão extenso, ficam surpresos”, diz. Para ela, a iniciativa “cria pertencimento e consciência”.

Raposos recebeu a exposição na sequência, de 2 a 6 de outubro. Marta Fróes, Secretária de Cultura, Turismo, Esporte e Lazer, comemorou a “participação das escolas municipais e estaduais e a visitação de mais de 350 alunos e 30 professores, além de pessoas da comunidade”.

Fróes avaliou o evento como “muito enriquecedor por instigar nos alunos à preservação, ao cuidado” e por estimular crianças e adolescentes a “fazer parte do rio”. Os professores vão continuar explorando os temas da exposição utilizando o Manual preparado pelas equipes de comunicação e mobilização do Comitê.

Itabirito, na sede e no distrito de Acuruí, e Ouro Preto, nos distritos de Cachoeira do Campo e São Bartolomeu, são as próximas cidades a mergulhar no conhecimento e na defesa do nosso Rio das Velhas.


Assessoria de Comunicação do CBH Rio das Velhas:
TantoExpresso Comunicação e Mobilização Social
*Texto: Paulo Barcala
*Fotos: Robson Oliveira; TantoExpresso