Momento Rio das Velhas: A participação pública no CBH Rio das Velhas

24/09/2021 - 11:14

Os Comitês de Bacias Hidrográficas (CBHs) são conselhos de política pública, compostos por entidades e pessoas que têm a missão de construir uma proposta sustentável para o território. Os Comitês têm como objetivo a gestão participativa dos recursos hídricos em cada região hidrográfica, por meio da implementação dos instrumentos técnicos de gestão, da negociação de conflitos e da promoção dos usos múltiplos da água.

Ter uma gestão eficiente e representativa envolve a inclusão dos diferentes públicos que fazem parte de uma bacia hidrográfica, inclusive aqueles que são diretamente impactados pela água de um rio – como, por exemplo, os ribeirinhos. É o que aponta a tese de mestrado da bióloga e engenheira civil brasileira, Maria Isabel Martins, realizada pela Universidade Técnica de Dresden (Technische Universität Dresden – TUD), na Alemanha. O estudo, além de abordar a importância dos processos participativos, traz informações sobre o envolvimento da sociedade no Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio das Velhas (CBH Rio das Velhas).

 

Maria Isabel Martins, que hoje mora em Berlim, é mineira de Contagem e cresceu na bacia do Velhas. É ela a convidada do nosso podcast e irá falar sobre a importância dos processos participativos e do envolvimento da sociedade no CBH Rio das Velhas.