Plenária, projetos hidroambientais e escassez hídrica são temas de reunião da Diretoria Ampliada

20/09/2019 - 1:13

Na tarde da última terça-feira (16), aconteceu, na sede do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio das Velhas (CBH Rio das Velhas), reunião ordinária da Diretoria Ampliada. Na oportunidade, os membros deliberaram sobre a pauta da próxima reunião plenária Comitê, prevista para o dia 09 de outubro.

Iniciando a reunião, Jaqueline Fonseca, assessora técnica da Agência Peixe Vivo, apresentou o status dos projetos contratados pelo Comitê e destacou os bons resultados do projeto ‘Resgatando Jovens para o Desenvolvimento Sustentável e Familiar’, demanda apresentada pelo Subcomitê Guaicuí no 2º chamamento público.

O projeto, que já foi concluído, teve o objetivo de capacitar jovens da comunidade de Porteiras, situada em Várzea da Palma, na produção de mudas em viveiro. A iniciativa contou com cursos didáticos e práticos para a capacitação da mão de obra.

Na oportunidade, o presidente do Comitê, Marcus Vinícius Polignano, falou sobre reunião realizada entre o Fórum Mineiro de Comitês de Bacias Hidrográficas (FMCBH) e governo Estadual de Minas Gerais – com a participação do atual governador, Romeu Zema; Marília Carvalho de Melo, diretora geral do Instituto Mineiro de Gestão das Águas (IGAM); e Germano Vieira, secretário de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável de Minas Gerais (SEMAD) – que teve o intuito de resolver as questões do contingenciamento financeiro, a estrutura dos Comitês e sobre o modelo da Remodelagem Institucional Ótima, que visa reestruturar os Comitês de Bacias Hidrográficas.

Outro informe foi a apresentação das tomadas de decisões que ocorreram na última reunião do Grupo Gestor de Vazão do Alto Rio das Velhas (Convazão), nesta segunda-feira (16).

Veja as fotos da reunião:

 

Assessoria de Comunicação CBH Rio das Velhas:
TantoExpresso Comunicação e Mobilização Social
*Texto: Ohana Padilha
*Fotos: Ohana Padilha