Presidente do CBH Velhas apresenta Comitê em Fórum e destaca importância dos Subcomitês para a Bacia

29/08/2014 - 12:45

Fórum reúne coordenadores e integrantes dos Comitês mineiros; situação atual dos recursos hídricos é discutida e preocupa participantes.

Pela primeira vez realizado em Belo Horizonte, o Fórum de Comitês de Bacias Hidrográficas de Minas Gerais, se reúne desde o dia 27 de agosto para discutir assuntos relacionados a gestão ambiental e de recursos hídricos do estado de Minas. O encontro acontece no Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Minas Gerais (CREA – Minas). Para o coordenador geral do Fórum, Hideraldo Buch, um momento de reflexão sobre a atual situação da água no país. “Temos que pensar realmente no que queremos para o futuro e hoje nesta reunião queremos que propostas sejam apresentadas e discutidas, pois a responsabilidade é de todos”, afirma.

O presidente do CBH rio das Velhas, Marcus Vinicius Polignano, também participou do Fórum e palestrou sobre o CBH rio das Velhas e suas sub-bacias. Para ele, a formação e os acompanhamentos dos subcomitês foi um dos processos mais significativos do Comitê. “Eles foram um ganho no processo de compartilhamento de decisões”, ressalta. Para ele, é importante entender que as realidades são diversas. “Cada afluente é um ente com particularidades e cultura própria, mas tem no diálogo o mesmo pensamento em prol da bacia do rio das Velhas”.

[Gallery-H album=’ForumMineiroDeComitesDeBaciaHidrografica27082014′ template=’t1′]

Arquivo CBH Rio das Velhas – TantoExpresso (Rodrigo Sampaio)

Os Subcomitês são órgãos consultivos e fundamentam as decisões tomadas, destaca Polignano. Atualmente existem 15 Subcomitês estabelecidos junto ao Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio das Velhas. “A atuação dos subcomitês significa um grande avanço na representatividade e na articulação local da população organizada em entidades que possuem funções relacionadas à questão ambiental”, declara o presidente ao esclarecer que a descentralização dessas entidades, antes concentradas próximas à capital e agora distribuídas ao longo do território da Bacia, possibilita a ampliação do espaço de participação para usuários, agentes públicos e sociedade organizada de cada região, em cada sub-bacia. “O Subcomitê é uma estratégia interessante, aplicável e pode ser implantada em outros Comitês. O objetivo é criar uma rede solidária e comprometida com a bacia como um todo”, disse.

Assistam ao vídeo sobre a “Gestão Participativa e Descentralizada através dos Sub-Comitês”

Vídeo exibido em Março/2012 no 6º Fórum Mundial das Águas em Marselha/França. Crédito: TantoExpresso

Polignano também ressaltou a preocupante situação do problema da proliferação de cianobactérias no rio das Velhas e comemorou as conquistas relacionadas aos planos de saneamento básico fomentados pelo Comitê e parceiros. “Atualmente 60 a 70% do esgoto é tratado, mas precisamos avançar na qualidade do tratamento”, declara ao revelar que o objetivo do Comitê é que todos os municípios pertencentes à bacia tenham planos de saneamento básico em 2015. “Todos os esforços serão realizados nessa direção. Não podemos considerar que a bacia é única. Ela tem demandas particulares, por isso devemos atuar com a comunidade”, reforça.

Para saber mais sobre os Subcomitês

Acesse e leia o artigo “Os Subcomitês como proposta de descentralização da gestão das águas na bacia do rio das Velhas: o Projeto Manuelzão como fomentador”, de Rogério Sepúlveda, na publicação Cadernos Manuelzão Nº2. (Disponível para Download)


Mais informações e fotos em alta resolução:

Assessoria de Comunicação CBH Rio das Velhas
comunicacao@cbhvelhas.org.br