Subcomitês Ribeirão da Mata e Carste visitam sistema ecológico de tratamento de esgoto doméstico

29/09/2023 - 15:30

Membros dos Subcomitês Carste e Ribeirão da Mata visitaram, nesta quarta-feira (27), em Jequitibá, uma propriedade rural que possui Tanques de Evapotranspiração (TEVAP), um sistema ecológico de tratamento de esgoto doméstico, e Círculo de Bananeiras, que tratam efluentes rurais. A visita apresentou os sistemas aos presentes como alternativa para evitar que nascentes, córregos, rios e lençol freático da bacia sejam contaminados.


A proposta surgiu durante os Diálogos Regionais do Médio Rio das Velhas, que identificou a necessidade de priorizar ações que envolvessem o tema saneamento nas regiões rurais dos Subcomitês.

A coordenadora do Subcomitê Ribeirão da Mata, Germânia Gonçalves, relembra que a implantação deste tipo de sistema em regiões rurais de Pedro Leopoldo é antiga, mas que, devido à pandemia, as ações tiveram que ser paralisadas. “Veio a pandemia e nosso trabalho teve que parar. Contudo, conseguimos reunir várias pessoas para conhecer o projeto em Jequitibá, para unir forças e construir a primeira TEVAP na propriedade de um dos nossos agricultores familiares na cidade”, afirmou Germânia.

Além disso, de acordo com a coordenadora do Subcomitê, a visita proporcionou uma aproximação entre o CBH Rio das Velhas e as instituições parceiras com agricultores e produtores rurais. “Esse encontro foi de suma importância para trazer esse público para dentro do Subcomitê. Ver esse projeto começando a tomar forma, para o nosso Comitê, para a nossa bacia, é ver um sonho realizado”, comemorou.

As TEVAPs visitadas são frutos de uma articulação bem sucedida, realizada ainda em 2018, entre o Subcomitê Ribeirão Jequitibá, o Projeto Bacias da WWF-Brasil e AMBEV, a EMATER/MG e a Prefeitura de Jequitibá. Ao todo, à época, foram construídas seis TEVAPs na comunidade de Doutor Campolina, localizada no município de Jequitibá.

A expectativa é que, nos próximos meses, propriedades de agricultores da região rural de Pedro Leopoldo construam o sistema de Evapotranspiração e Círculo de Bananeiras por meio de mutirão e parceiros.

O encontro contou ainda com uma roda de conversa entre membros e agricultores da região de Pedro Leopoldo com a Cooperativa dos Agricultores Familiares de Jequitibá (Cooperaje). A visita foi realizada com o apoio da Empresa de Assistência Técnica e Extensão do Estado de Minas Gerais, a EMATER, a Secretaria de Pedro Leopoldo e o Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio das Velhas.


Confira mais fotos da visita:


TEVAP

O esgoto doméstico em áreas rurais é uma grande preocupação dos técnicos e especialistas de bacias hidrográficas, já que muitos ainda utilizam da fossa negra, um buraco sem nenhum tipo de revestimento e tratamento, como sistema de destino final. Portanto, o sistema ecológico de tratamento de esgoto doméstico, que utiliza Tanques de Evapotranspiração, são indicados para o saneamento rural, justamente por conseguir tratar a água do vaso sanitário e seus dejetos.

O engenheiro agrônomo e técnico da EMATER de Pedro Leopoldo, Jader Rezende de Albuquerque, explica que a TEVAP é uma solução ecologicamente correta. “É um tratamento que praticamente não deixa risco nenhum de contaminação para o lençol freático, porque é um sistema que lança esses efluentes para uma caixa impermeável, na qual, na parte de cima, possui um jardim de algumas plantas que ficam enraizadas na área demarcada. Essas plantas e raízes se abastecem da água e nutrientes desses dejetos, deixando apenas o sólido retido no fundo”, explicou Jader.

O técnico pontuou ainda que apenas culturas que não dão frutos e que não sirvam de alimentos devem ser plantadas na parte superior da TEVAP, já que não há estudos conclusivos a respeito da procedência dos alimentos gerados na área determinada.

Leia a cartilha online disponibilizada no site da EMATER com todas as informações sobre o Tanque de Evapotranspiração.

Entre os pontos positivos da TEVAP estão o baixo custo de implementação, a baixa necessidade de manutenção, a alta eficiência no processo de tratamento e a harmonia paisagística.


Assessoria de Comunicação do CBH Rio das Velhas:
TantoExpresso Comunicação e Mobilização Social
*Texto: João Alves
*Fotos: João Alves