Visita Técnica ao Parque Estadual Cerca Grande marca início do 9º Encontro de Subcomitês

21/11/2019 - 12:42

Localizado no distrito de Mocambeiro, município de Matozinhos, o Parque Estadual Cerca Grande é o único sítio arqueológico de Minas Gerais tombado pelo IPHAN (Instituto do Patrimônio Histórico e Artísitico Nacional) em nível nacional. Está inserida em uma das mais expressivas regiões cársticas do Brasil, considerada o berço da espeleologia, arqueologia e paleontologia brasileira.

Nesta quarta-feira (20), uma visita técnica a este belo e rico cenário marcou o início do 9º Encontro de Subcomitês do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio das Velhas (CBH Rio das Velhas). Com o tema ‘Que rio queremos: qual Subcomitê queremos’, o encontro, que ocorre até sexta-feira (22), reunirá os representantes das sub-bacias do Rio das Velhas para aprimorar os processos da gestão participativa, trocar experiências sobre os projetos hidroambientais e discutir ações que acontecem nos territórios da bacia hidrográfica.

A visita, orientada pelo espeleólogo e guia em turismo Marcelo Bastos Soares, conselheiro do Subcomitê Poderoso Vermelho, teve início no Aeroporto Internacional de Confinse buscou apresentar e problematizar a APA (Área de Proteção Ambiental) de Lagoa Santa, suas características e principais ameaças. “A ideia de fazer um tour na APA, a partir da sua região sul até quase o extremo norte, foi justamente para dar uma visão ampla da paisagem como um todo, da ocupação urbana descontrolada, da condição da água. Trata-se de uma região criada a partir de vários elementos – físicos, ambientais e culturais – de real importância”, destacou Marcelo.

Além do Parque Estadual Cerca Grande, os representantes dos Subcomitês visitaram a Lapa Vermelha, o Vale do Mocambo, a Lapa do Caetano e a Fazenda Jaguara Velha – esta última que abriga a Igreja “Nossa Senhora da Conceição”, construída por Antônio FranciscoLisboa, o Aleijadinho, no fim do século XVIII, sendo considerada a única obra completaexecutada pelo mestre.

Coordenador do Subcomitê Carste, anfitrião do Encontro, José Duarte disse esperar que o evento sirva como importante canal de troca de experiências. “Um encontro como esse é de muita valia para o segmento da proteção dos recursos hídricos. Em se tratando de uma bacia com 23 Unidades Territoriais Estratégicas (UTEs), a expetativa é compartilhar as experiências que a gente tem alcançado aqui na sub-bacia, e ao mesmo tempo captar o que os outros Subcomitês têm feito. Ser anfitrião de um evento como esse tem uma significância muito grande”.

A programação do primeiro dia foi encerrada com uma apresentação musical do grupo local ‘As Mocambeiras’, formada por mulheres da localidade. Em nome da diretoria do CBH Rio das Velhas, o vice-presidente Ênio Resende deu boas vindas ao grupo.

Veja as fotos do primeiro dia:

Parque Estadual Cerca Grande

O Parque Estadual Cerca Grande foi criado em 14 de junho de 2010, através do Decreto Estadual nº 45.398. A unidade de conservação é um dos mais importantes e expressivos sítios arqueológicos do Brasil. A Lapa da Cerca Grande é um verdadeiro patrimônio e vem tendo um importante papel nas ciências mundiais desde quando foi descrita pela primeira vez por Peter Lund, em 1835.

O parque tem como objetivos a preservação de ecossistemas naturais de grande relevância ecológica e beleza cênica, possibilitando a realização de pesquisas científica e o desenvolvimento de atividades de educação ambiental.

O Parque Estadual Cerca Grande ainda não está aberto à visitação ao público em geral, apenas para pesquisa e intuito educacionais.

9º Encontro de Subcomitês

Com o tema ‘Que rio queremos: qual Subcomitê queremos’, o 9º Encontro de Subcomitês do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio das Velhas (CBH Rio das Velhas) acontece, esse ano, no distrito de Mocambeiro, em Matozinhos, na UTE (Unidade Territorial Estratégica) Carste, entre 20 e 22 de novembro.

O Encontro de Subcomitês tem o objetivo de reunir os representantes das sub-bacias do Rio das Velhas para aprimorar os processos da gestão participativa, trocar experiências sobre os projetos hidroambientais e discutir ações que acontecem nos territórios da bacia hidrográfica.

Um dos principais diferenciais do CBH Rio das Velhas é justamente a sua estrutura de gestão descentralizada, capitaneada por seus Subcomitês de Bacia Hidrográfica. Previstos no Regimento Interno do CBH, como formas de apoio à estrutura, os Subcomitês são órgãos consultivos e propositivos que facilitam os processos de articulação e comunicação entre os membros e aproximam a representatividade das diversas regiões da bacia junto à plenária do Comitê, Diretoria e Câmaras Técnicas.

 

Assessoria de Comunicação CBH Rio das Velhas:
TantoExpresso Comunicação e Mobilização Social
*Texto: Luiz Ribeiro
*Fotos: Fernando Piancastelli