Visita técnica à bacia do Rio Taquaraçu marca encerramento da Semana Rio das Velhas 2018

05/07/2018 - 14:46

Membros do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio das Velhas (CBH Rio das Velhas) realizaram uma visita técnica, nesta quarta-feira (04), aos municípios de Nova União e Taquaraçu de Minas. A atividade foi parte das ações da Semana do Rio das Velhas e teve como objetivo analisar, após três anos de entrega das ações, os resultados do projeto hidroambiental executado na região.

O presidente do CBH Rio das Velhas, Marcus Vinícius Polignano, participou da visita. “Estamos voltando para verificar se as ações financiadas pelo Comitê estão surtindo efeitos”, disse.

O projeto ‘Envolvimento e Sensibilização das Comunidades a partir da recuperação de Nascentes e Matas Ciliares na Bacia do Rio Taquaraçu’ teve como objetivo promover a recomposição florística em matas ciliares degradadas da bacia e instalação de infraestrutura de proteção de nascentes hídricas e áreas de preservação permanente mapeadas em propriedades rurais cadastradas pelo CBH Rio das Velhas.

A intervenção recuperou mais de 133 hectares de áreas em 42 propriedades rurais nas sub-bacias do Rio Preto, no município de Nova União, Ribeiro Bonito, em Caeté, e Córrego Furado, em Taquaraçu de Minas; realizou o cercamento e proteção das Áreas de Preservação Permanente (APPs); implantação de sistemas agroflorestais; contenção e recuperação de voçorocas; criação de corredores ecológicos e capacitação dos proprietários das terras em técnicas de conservação de solo e água.

O projeto foi financiado pelo recurso da Cobrança pelo Uso da Água e dividido em duas grandes etapas. A primeira foi concluída em agosto de 2012 e consistiu na identificação de áreas degradas e cadastramento de proprietários rurais que aderiram ao projeto. A segunda etapa, iniciada em setembro de 2013 com duração de dois anos, consistiu na realização de plantios de mudas de árvores nativas em áreas das nascentes e beiradas de córregos, cercamentos para proteção de áreas de preservação, recuperação de áreas degradadas por erosões e trabalhos de educação ambiental e mobilização social da comunidade local.

O presidente do CBH Rio das Velhas, Marcus Vinícius Polignano, constatou que o Comitê está no caminho certo. “Precisamos otimizar os gastos públicos. Vemos muito dinheiro desperdiçado. O projeto executado na UTE Rio Taquaraçu cumpriu o seu objetivo. Agora o que precisa é de manutenção. Vamos procurar a prefeitura para cobrar a manutenção das ações”.

Grupo visitou áreas que contaram com intervenções, participou de bate papo com produtores rurais (à direita) e conheceu o Viveiro de Mudas Langsdorff (à esquerda). Créditos: Fernando Piancastelli. 

O secretário do CBH Rio das Velhas, Renato Júnio Constâncio, também participou da visita e esclareceu que é preciso avançar no modelo de governança. “Precisamos rever o nosso modelo de governança. O Comitê aplica o dinheiro da Cobrança pelo Uso da Água em ações de melhorias ambientais firmando parcerias que, muitas vezes, não são tão consolidadas”, afirmou.

O prefeito do município de Nova União, Ailton Antônio Guimarães Rosa, recebeu os membros do CBH Rio das Velhas para uma conversa e se mostrou engajado com o meio ambiente. “Temos vários cursos d’água de águas límpidas e fico muito preocupado em preservá-los. Estou à disposição para dialogar e procurar soluções que ajude a preservar o meio ambiente”, disse.

Viveiro de mudas Langsdorff

Encerrando a visita, os membros do CBH Rio das Velhas conheceram o Viveiro de Mudas Langsdorff, localizado em Taquaraçu de Minas. O objetivo principal é recuperar nascentes e matas ciliares da Bacia Hidrográfica do Rio das Velhas e mitigar os gases de efeito estufa decorrentes das emissões geradas no transporte de produtos da ArcelorMittal Brasil até seus clientes finais. O viveiro é fruto de uma parceria entre o Comitê, Agência Peixe Vivo e ArcelorMittal Brasil.

Um dos engenheiros florestais responsáveis pelo viveiro, Alison Brandão, explicou que somente em 2017 foram produzidas mais de 30 mil mudas e a meta para 2018 são 60 mil. “Coletamos as sementes na região para fazer as mudas. No momento temos 25 espécies, muitas são frutíferas para animais, o que ajuda na recomposição de uma área na atração de polinizadores e dispersão de sementes. Ano passado produzimos mais de 30 mil mudas”.

Veja mais fotos da visita técnica à UTE Rio Taquaraçu:

Bacia do Rio Taquaraçu

A bacia do Rio Taquaraçu, se localiza na região do Médio Rio das Velhas e é composta pelos municípios de Caeté, Jaboticatubas, Nova União, Santa Luzia e Taquaraçu de Minas. Os principais rios da região são: Taquaraçu, Vermelho e Ribeiro Bonito. Além desses, há também pequenos riachos e córregos no percurso da bacia.

As águas da bacia possuem um índice alto de qualidade da água, por isso o Rio Taquaraçu é considerado um dos mais importantes afluentes do Rio das Velhas, contribuindo com um grande volume de águas limpas.


Mais informações:

Assessoria de Comunicação CBH Rio das Velhas
comunicacao@cbhvelhas.org.br