Adesão do CBH Rio das Velhas a Programa de Saneamento Rural do Rio São Francisco vai beneficiar 300 famílias em oito localidades

17/02/2023 - 17:45

Oito municípios da bacia do Rio das Velhas, que se inscreveram no processo de manifestação de interesse do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco (CBHSF), voltado para elaboração e execução de Planos de Saneamento Rural, deverão ter suas demandas relacionadas ao saneamento atendidas por meio de recursos oriundos da Cobrança pelo Uso da Água na bacia do Rio das Velhas. A decisão foi comunicada ao colegiado por meio de um ofício circular, divulgado na última quarta-feira (15).


Segundo o documento, assinado pela presidenta do Comitê, Poliana Valgas, o investimento será direcionado para as localidades, inscritas no procedimento de Manifestação de Interesse, que não dispõem de recursos financeiros suficientes para o atendimento integral da demanda.

As localidades beneficiadas serão São José da Serra, no município de Jaboticatubas; Lagoa, em Congonhas do Norte; Batatal, em Diamantina; Tronqueiras, em Funilândia; Doutor Campolina, em Jequitibá; Riachinho, em Morro da Garça; Engenho D’água, em Ouro Preto; e João da Costa, em Baldim. As ações a serem desenvolvidas devem impactar diretamente a qualidade de vida de pelo menos 300 famílias que residem atualmente nestas localidades.

A Agência Peixe Vivo, entidade delegatária do Comitê, ficará responsável pela contratação da elaboração e da execução dos planos de saneamento rural nos municípios discriminados no ofício, guardando a ordem de classificação e as respectivas demandas de cada localidade, também descritas no documento e no processo de manifestação de interesse.


Confira o ofício na íntegra!


Parceria

Poliana Valgas ressaltou a importância do saneamento rural para a requalificação ambiental da bacia. “Entendemos que só vamos ter um rio com águas melhores se avançarmos na questão do saneamento, e nós só vamos avançar se, de fato, os municípios começarem também a tratar seus esgotos. Queremos apoiar esses municípios da bacia com a elaboração de projetos no que tange esse eixo de esgotamento sanitário”, afirmou Poliana.

Para o presidente do CBHSF, Maciel Oliveira, a união entre os dois Comitês de Bacias Hidrográficas pode potencializar resultados para o território como um todo. “O Rio Velhas é bacia do São Francisco e nós precisamos de integração, precisamos unir forças, precisamos que esses Comitês importantes se unam em defesa das águas, dos povos, das comunidades e do bem comum do São Francisco”.


Assessoria de Comunicação do CBH Rio das Velhas:
TantoExpresso Comunicação e Mobilização Social
*Texto: Arthur de Viveiros
*Foto: Fernando Piancastelli