CBH Rio das Velhas divulga manifestação contrária à mineração na Serra do Curral

03/05/2022 - 9:45

O Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio das Velhas (CBH Rio das Velhas) divulgou, nesta segunda-feira (02), um manifesto a respeito da aprovação, pelo Conselho Estadual de Política Ambiental (Copam), da atividade mineradora em nova área da Serra do Curral, localizada em Nova Lima. A aprovação, sacramentada por oito votos a três, se deu na madrugada deste sábado (30), próximo às 3h da manhã. A votação permite que seja instalado um complexo industrial, voltado à mineração, na Serra do Curral. O início das atividades depende de nova aprovação do Copam, órgão ligado à Secretaria Estadual de Meio Ambiente. 


Na carta, o CBH Rio das Velhas manifesta seu posicionamento contrário à autorização e “a este processo de destruição da Serra do Curral em detrimento da riqueza cultural, hídrica, ambiental, e paisagística que a região representa para o Rio das Velhas e o Rio São Francisco”. Além disso, o colegiado ainda defende o tombamento integral da Serra do Curral, “por ser um berçário de afluentes como o córrego
Cercadinho, Acaba-mundo, Serra, Navio Baleia”. O manifesto é assinado pela presidenta e pelo vice-presidente do Comitê, Poliana Valgas e Renato Constâncio, além do secretário Marcus Vinícius Polignano e do secretário adjunto Fúlvio Simão.


Confira a manifestação na íntegra!


Assessoria de Comunicação do CBH Rio das Velhas
TantoExpresso Comunicação e Mobilização Social
Fotos: Leo Boi