Diretoria, Subcomitês e Câmaras Técnicas participam de treinamento sobre mídia e imprensa

21/07/2020 - 16:47

Na manhã da última quarta-feira (15), os membros da Diretoria Ampliada, Câmaras Técnicas e coordenadores de Subcomitês vinculados ao Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio das Velhas (CBH Rio das Velhas) participaram de um Media Training com o objetivo de capacitar os porta-vozes das entidades a se relacionar com seus públicos, em especial com a imprensa. O encontro, que aconteceu por videoconferência, foi dividido em duas etapas: o primeiro relacionado ao comportamento diante da mídia e dicas para melhorar o desempenho enquanto porta-vozes, seguido de um panorama sobre os tempos atuais de pandemia que exigem a realização de entrevistas pela internet.

A jornalista Melânia Costa, formada também em letras e com vasta experiência em comunicação empresarial, abordou sobre a atuação e a importância do papel dos porta-vozes do Comitê e Subcomitês. No processo de construção de relacionamento com a mídia, a especialista destacou a importância de tornar, através dessas ações, a marca admirável.


Acesse a apresentação. 


Sem esquecer o momento atípico que o mundo tem passado com o novo coronavírus, a jornalista Mariana Zande apresentou técnicas e conceitos sobre as novas formas de conceder entrevistas e de participar de reuniões. “Muita coisa mudou e a comunicação também precisou se adaptar, já que boa parte das entrevistas e reuniões também acontecem de forma virtual. Por isso é preciso entender como as ferramentas que já estavam disponíveis podem nos auxiliar nesse momento”, afirmou.

Ao longo das 3h de capacitação foram abordadas questões como: o que é ser porta-voz, onde começa e onde acaba este papel, disponibilidade para atender à imprensa, confiabilidade da fonte, como se comportar em entrevistas, a construção do discurso, reputação, imagem pessoal e institucional, como se comportar online, entre muitos outros assuntos.


Acesse a apresentação. 


Para Jânio de Lima Marques, do Subcomitê Rio Taquaraçu, o Media Training ofereceu um conhecimento complementar aos conselheiros que trabalham por uma Bacia do Rio das Velhas melhor. “Achei muito válido o treinamento porque dentro dos Subcomitês existem pessoas que tem muito conhecimento de campo, de vivência, e também muito conhecimento técnico. Mas, como nós estamos representando uma instituição, como o CBH Rio das Velhas, é preciso se comunicar melhor para que a gente possa defender melhor a nossa luta, a nossa causa, que são os rios, que é a água, que é a natureza. E saber técnicas de comunicação é muito importante para o trabalho que a gente vem fazendo nessas entidades”.

Já para Leandro Vaz Pereira, do Subcomitê Rio Bicudo, o treinamento foi especialmente importante em face ao atual momento de isolamento social, em que grande parte das reuniões, conversas e entrevistas ocorre no meio virtual. “Achei excelente, além do mais oportuno, devido ao período em que estamos passando. De fato é preciso se adaptar a essa eventualidade, mas claro que precisa ser de maneira qualitativa, exatamente o que o Media Training veio nos proporcionar”.

O treinamento foi planejado e realizado pela TantoExpresso, empresa que desenvolve o Programa de Comunicação Social e Relacionamento do CBH Rio das Velhas.


Assista como foi Media Training:


Assessoria de Comunicação CBH Rio das Velhas:
TantoExpresso Comunicação e Mobilização Social
*Texto: Luiz Ribeiro