Vem aí: Webinário ‘A Cidade e as Águas’

28/10/2020 - 11:08

No próximo dia 28 de outubro (quarta-feira), a partir das 18h30, o Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio das Velhas (CBH Rio das Velhas) irá promover o webinário ‘A Cidade e as Águas’. Especialistas de diferentes áreas e segmentos de atuação na bacia do Rio das Velhas irão debater sobre a relação e o impacto dos grandes centros urbanos no ambiente, em especial nos cursos d’água, e os desafios das cidades na gestão dos recursos hídricos.

Participarão do webinário ‘A Cidade e as Águas’:

Poliana Valgas (presidente do CBH Rio das Velhase secretária de Meio Ambiente e Saneamento do município de Jequitibá)

Tema: Gestão urbana e gestão das águas: experiências e desafios

Rodrigo Lemos (geógrafo, especialista em direito ambiental, mestre e doutor em geografia e análise ambiental, secretário da Câmara Técnica de Outorga e Cobrança – CTOC)

Tema: Equilíbrio territorial e a política das águas

Rogério Sepúlveda (Engenheiro Civil, pós graduado em Geografia, presidente do CBH Rio das Velhas entre 2007 e 2013)

Tema:  Os córregos “esquecidos” em municípios no entorno de BH: omissão ou incapacidade de gestão?

A mediação do encontro ficará a cargo de Élio Domingos, mobilizador social do CBH Rio das Velhas. O webinário ‘A Cidade e as Águas’ poderá ser assistido ao vivo nas páginas oficiais do CBH Rio das Velhas no Facebook (www.facebook.com/cbhriodasvelhas/videos) e YouTube (https://youtu.be/UiY7Zjvq89s).

Campanha de Comunicação e Mobilização Social

‘A Cidade e as Águas’ é o tema da campanha institucional que CBH Rio das Velhas promove ao longo de 2020. O ponto de partida para essa discussão foram as chuvas do último verão, consideravelmente significativas na Bacia do Rio das Velhas e em todo Estado de Minas Gerais. Não preparadas, as cidades sucumbiram, com rastros de destruição e mortes.

No entendimento do CBH Rio das Velhas, os números – longe de serem uma surpresa – são resultado de políticas urbanas que progressivamente sufocaram os rios da cidade, evidenciando a fragilidade da gestão das águas nesses territórios.

Para saber mais sobre a campanha, acesse: www.cbhvelhas.org.br/acidadeeasaguas