Momento Rio das Velhas: Pagamento por Serviços Ambientais em Itabirito

24/06/2021 - 16:46

O município de Itabirito, no Alto Rio das Velhas, instituiu, no primeiro semestre deste ano, o seu Programa Municipal de Pagamento por Serviços Ambientais.

A lei, fruto de uma articulação ao qual o Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio das Velhas (CBH Rio das Velhas) e o Subcomitê Rio Itabirito foram importantes, visa conceder incentivo econômico a proprietários de imóveis rurais ou urbanos que possuam áreas naturais capazes de prover serviços ecossistêmicos ou ambientais, promovendo assim a conservação ambiental.

O Pagamento por Serviços Ambientais, ou PSA, é um instrumento que remunera o proprietário rural pela sua prestação de serviços ambientais à sociedade. Quando a finalidade da proteção é um maior volume de água no território, o PSA reconhece o proprietário pela proteção, restauração de ecossistemas naturais e conservação do solo em áreas estratégicas para produção de água dentro das propriedades rurais.

 

Para falar mais sobre essa iniciativa, convidamos a coordenadora do Subcomitê Rio Itabirito, Heloísa França, o secretário de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável de Itabirito, Frederico Leite, o produtor rural, Elias Resende, e o gerente nacional de água da The Nature Conservancy – TNC Brasil, Samuel Barrêto. Dê o play!

 

Conheça o projeto ‘Produtor de Águas do Ribeirão Carioca’ que iniciou a discussão:

 


Assessoria de Comunicação CBH Rio das Velhas:
TantoExpresso Comunicação e Mobilização Social