CTECOM avalia Capacitação sobre Projetos e abre debates sobre TDR para novo contrato de Comunicação

18/08/2023 - 15:35

Os integrantes da Câmara Técnica de Educação, Comunicação e Mobilização (CTECOM) do Comitê de Bacia Hidrográfica do Rio das Velhas (CBH Rio das Velhas) realizaram, na última quinta-feira (17), sua última reunião dentro da atual gestão do Comitê, que será renovada em menos de 30 dias.


A avaliação da Capacitação sobre Elaboração de Projetos, promovida junto a conselheiros do CBH e seus Subcomitês nos dias 27 e 28 de julho, em Belo Horizonte, ocupou a primeira parte do encontro. A atividade, presencial e dedicada a fornecer subsídios para a elaboração de projetos hidroambientais, congregou cerca de 30 participantes.

Edinilson dos Santos, ex-coordenador da CTECOM e um dos idealizadores da iniciativa, avaliou positivamente os resultados: “conteúdo valioso e muito interesse dos presentes”.

Ohany Vasconcelos, coordenadora técnica da Agência Peixe Vivo, foi na mesma linha e destacou a representatividade. Embora sediada na capital, a capacitação teve “gente de longe, de todas as regiões fisiográficas”.

A pedido de Edinilson, a Agência Peixe Vivo levará à próxima reunião da CTECOM informação sobre os recursos disponíveis para essa dotação, orientando a decisão de novas rodadas da capacitação em outros municípios da bacia.

Assessoria de Comunicação

A reunião da CTECOM deu a largada aos debates para construção do Termo de Referência (TDR) para o processo licitatório de contratação de empresa de assessoria de comunicação ao CBH Rio das Velhas.

O atual contrato, firmado em 2019 com a TantoExpresso Comunicação e Mobilização Social, terá seu último aditivo assinado no próximo mês, com vigência até 2024.

Daniel de Brito, técnico da Peixe Vivo e gestor do contrato, ressaltou a importância da Comunicação para o CBH e a efetividade de seus canais. Em apresentação que percorreu os públicos-alvo mirados pela Comunicação e os principais canais de divulgação utilizados, observou que o Comitê “se encontra nas principais mídias e tem todas as redes atuantes”, além de salientar que “o site do CBH vai muito além de um portal de notícias, com documentação, legislação e tudo que se precisa para suas ações”.

Procópio de Castro, conselheiro, solicitou “relatório sintético sobre o alcance de cada produto, o acesso dos públicos e a eficácia”. Para ele, é grande o desafio da comunicação, “considerada uma das melhores de todos os Comitês de Bacia do Brasil”. Castro apontou que os “usuários da água, produtores econômicos, pedem indicadores mais palpáveis” do uso dos recursos da cobrança.

Na percepção de Edinilson dos Santos, “evoluímos bastante”, pois “o CBH é sempre ouvido pela imprensa quando a pauta é recursos hídricos”. Para ele, trata-se de “potencializar isso ainda mais no novo contrato”.



Seis meses de Mobilização

A coordenadora da equipe de Mobilização Social e Educação Ambiental, Karen Castelli, fez um balanço dos seis primeiros meses de atividades de Mobilização Social e Educação Ambiental, agora a cargo da TantoExpresso.

Castelli informou que o Plano de Educação Ambiental, em fase de formulação, tem entrega prevista para setembro. Entre os destaques, figuram a Semana do Rio das Velhas, “pela primeira vez presente em todas as regiões fisiográficas”, a preparação do Encontro de Subcomitês para o final do ano” e a Exposição Itinerante ‘Rio das Velhas, Eu Faço Parte’, que “virou um sucesso”, anotou Ohany, como durante a programação de férias do Museu de Ciências Naturais da PUC Minas.

Ao final do encontro por videoconferência, Tereza Bernardes, da Copasa (Companhia de Saneamento de Minas Gerais), informou que no final de junho foi finalizado “convênio de um ano em Educação Ambiental do Pró-Mananciais, junto ao Projeto Manuelzão”. A iniciativa envolveu “35 escolas de quase 20 municípios”. Bernardes vai repassar todos os dados, “muito interessantes, na próxima reunião”, pois eles “podem apontar formas mais integradas de educação ambiental”.


Assessoria de Comunicação do CBH Rio das Velhas:
TantoExpresso Comunicação e Mobilização Social
*Texto: Paulo Barcala
*Foto: