Barqueata na foz encerra a Semana Rio das Velhas 2023

03/07/2023 - 11:05

Após passar pelos municípios de Ouro Preto (26), Confins (27), Curvelo (28) e Belo Horizonte (29), a programação da Semana Rio das Velhas 2023 chegou à sua parada final: a foz do Rio das Velhas em Barra do Guaicuí, Várzea da Palma, cidade há 356 km da capital mineira.


No quinto e último dia de programação, uma barqueata com pescadores, mobilizadores e caiaqueiros foi organizada para que todos pudessem ver o encontro das águas do Rio das Velhas com o Velho Chico, celebrar a beleza do local e refletir sobre os impactos que atingem ambos os cursos d’água. Enquanto isso, a Exposição ‘Velhas, Eu Faço Parte’, na centenária Igreja de pedras de Bom Jesus de Matozinhos, mobilizava alunos das escolas da região.

Moradora da Barra do Guaicuí e presidente da Colônia de Pescadores e Aquicultores Z34, Vilma Martins, comenta sobre a emoção de fechar a Semana. “Hoje foi um dia importante para nós, último dia da Semana Rio das Velhas. Tivemos diversos eventos que contribuíram para a conscientização da população e é um privilégio encerrar aqui. O Rio das Velhas é muito importante, pois é ele que é o berçário do Rio São Francisco. Então, temos que cuidar dele, temos que fazer parte. Eu faço parte!”, finalizou Vilma.

Irene Rodrigues, analista ambiental da equipe de mobilização no território, comentou a respeito da participação de todos do Baixo Rio das Velhas pela causa ambiental e a semana de programação. “Sobre o encerramento foi um sentimento de dever cumprido. Tivemos hoje aqui a exposição que contou com escolas municipais e estaduais, com alunos da zona rural, que tiveram a oportunidade de aprender mais sobre o rio. Além disso, tivemos a participação dos pescadores que em uma troca de conversa entendeu-se que existem alguns conflitos, mas também existe interesse de resolvê-los. O potencial da Barra do Guaicuí é gigantesco! Que essa ação vire um legado!”, comemora Irene.


Confira mais fotos do encerramento da Semana Rio das Velhas 2023:


A geógrafa e monitora da exposição itinerante, Izabel Nogueira, fez um balanço sobre os cinco dias de programação. “Durante esses dias, a exposição recebeu aproximadamente 1 mil alunos de 15 escolas municipais, estaduais, federais e particulares. Posso afirmar que todos os envolvidos aprenderam muito com a ação. Viva o Rio das Velhas!”.

A Semana Rio das Velhas comemorou também os 25 anos de existência e atuação do Comitê de Bacia Hidrográfica Rio das Velhas (CBH Rio das Velhas).


Assessoria de Comunicação do CBH Rio das Velhas:
TantoExpresso Comunicação e Mobilização Social
*Texto: João Alves
*Fotos: João Alves