Presidenta do CBH Rio das Velhas é indicada para comissão de Mudanças Climáticas do Fórum Nacional de CBHs

29/01/2024 - 17:45

Entre os dias 23 e 25 de janeiro, membros, coordenadores e entidades participaram da 1ª reunião ordinária do Colegiado Coordenador do Fórum Nacional de Comitês de Bacias Hidrográficas (FNCBH). Entre diversos pontos tratados, a criação e composição de grupos de trabalhos, comissões temáticas especializadas e a elaboração de modelo para encontros regionais, o ERCOB, foram pauta. O evento foi realizado na Associação Mineira de Municípios em Belo Horizonte (MG).


A presidente do Comitê de Bacia Hidrográfica do Rio das Velhas (CBH Rio das Velhas) e atual secretária do Fórum Mineiro de Comitês de Bacias Hidrográficas (FMCBH), Poliana Valgas, falou sobre a importância de haver um encontro com representantes de diversos estados brasileiros. “Esses momentos são muito importantes, pois temos a possibilidade de estar com representantes de todos os estados e ter uma discussão sobre a gestão das águas. É uma possibilidade de discutir os problemas também locais, de ouvir o órgão gestor, de entender a política estadual de recursos hídricos, principalmente de quem está sediando a reunião, e também, ouvir contribuições e construir trocas de experiências frente aos problemas regionais a nível nacional”, disse.

Em relação aos comitês de bacia, Poliana ainda ressaltou que “o fórum tem uma contribuição enorme para os comitês, já que diversos planos e projetos são construídos a várias mãos por diversos representantes, tornando assim a contribuição mais rica, inclusive para o CBH Rio das Velhas”.

Durante o encontro, comissões temáticas especializadas foram criadas para atender determinados assuntos, como a Inclusão de Gênero e Minorias, Mudanças Climáticas, Governança das Águas e Águas Subterrâneas. Por indicação do Comitê de Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco (CBHSF), Poliana Valgas passa a integrar a comissão de Mudanças Climáticas do Fórum. “Vamos compor a comissão de Mudanças Climáticas, na qual fomos indicados pelo CBHSF, e sabemos da importância de discutir um problema tão latente como esse. Esses eventos extremos climáticos irão compor as pautas dos encontros regionais que vão ocorrer ao longo do país”, explicou Poliana.


Confira mais fotos da reunião:


Encontro Regional dos Comitês de Bacias

Previstos para acontecer ao longo deste ano, os Encontros Regionais dos Comitês de Bacias (ERCOBs), para cada região do Brasil, também foram discutidos. Em relação ao fórum nacional e ao encontro do sudeste, o coordenador-geral do FMCBH, Wilson Acácio, explicou que esses eventos possuem caráter técnico e orientador. “Durante três dias nós estamos debatendo as políticas ligadas aos recursos hídricos do Brasil. (…) Há depoimentos de rios que já secaram em Minas Gerais, portanto, devido à situação de crise, que possamos levar às autoridades constituídas, sejam elas na escala Federal ou Estadual, avaliações para que eles possam ter recursos técnicos, recursos financeiros, equipamentos e tecnologia para os projetos e programas”, ressaltou.

Monitorando e avaliando momentos de crises na bacia do Rio das Velhas e também no estado de Minas Gerais, Poliana Valgas, como integrante da comissão de Mudanças Climáticas do FNCBH, garantiu que a crise será pauta do encontro. “Esses extremos climáticos serão incorporados aos encontros regionais que irão ocorrer ao longo do ano no país. O Sudeste irá se reunir em meados de julho para discutir essa pauta em painéis com os comitês e a sociedade”.

O Encontro de Comitês de Bacias Hidrográficas da Região Sudeste está previsto para ocorrer em julho na cidade de Belo Horizonte (MG). A data ainda será definida.

Mais sobre o encontro

Durante o primeiro dia do encontro, o Diretor Geral do Instituto Mineiro de Gestão das Águas (IGAM), Marcelo da Fonseca apresentou um mapeamento sobre o Sistema de Gerenciamento de Recursos Hídricos de Minas Gerais. Além disso, Marcelo ainda apresentou o Sistema de Monitoramento Remoto Integrado das Águas (Mira). Após se reunir com a nova diretoria do FMCBH, a secretária de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, Marília Carvalho de Melo, também esteve presente no primeiro dia do fórum.

Fechando o encontro, no último dia, os presentes discutiram um plano de trabalho para determinação de prioridades para o ano 2024.


Assessoria de Comunicação do CBH Rio das Velhas:
TantoExpresso Comunicação e Mobilização Social
*Texto: João Alves
*Fotos: João Alves