Roda de conversa em Santana do Riacho reflete sobre o passado e o futuro do Ribeirão Soberbo

05/07/2019 - 9:56

Dando continuidade à mobilização em torno do Ribeirão Soberbo, dentro da campanha “Que rio queremos? Cuidar é melhor que destruir”, o Subcomitê do Rio Cipó, vinculado ao Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio das Velhas (CBH Rio das Velhas), convidou os alunos, pais e demais moradores de Santana do Riacho para uma roda de conversa. A atividade, intitulada “Passado e futuro, história e ações para a conservação do Ribeirão Soberbo”, iniciou com a fala dos alunos que participaram da expedição no dia anterior. Eles contaram para os pais e demais moradores de Santana do Riacho como foi a experiência deles no conhecimento do Ribeirão Soberbo.

Em seguida, os participantes foram envolvidos num jogo de dominó para a integração de todos os presentes. As perguntas versavam sobre como o ribeirão era e como ele vai estar no futuro, além de questões de ocupação do solo e o que é uma APP (Área de Preservação Permanente). A cada resposta certa, o dominó ganhava uma nova peça. A última pergunta era “que rio queremos?”.

Encerrado o dominó, a empresa Inovesa apresentou os resultados parciais do projeto hidroambiental iniciado em agosto de 2018 na Unidade Territorial Estratégica (UTE) Rio Cipó. Com investimento de R$ 1,3 milhões, estão sendo construídas mais de 500 barraginhas, 4km de bigodes, 2.230 metros de lombadas, 11 unidades de paliçadas, 20.471 metros de terraços, 7.728,15 metros de cercas e o plantio de 7.949 unidades (13,98 ha) de mudas.

O encontro terminou com uma dinâmica: com um rolo de barbante cada pessoa contava quais eram as memórias do ribeirão, comparando como ele era, no que se tornou e qual sua relação pessoal com o Soberbo. O rolo de barbante era, então, repassado a outra pessoa, que dava continuidade aos depoimentos. No fim, uma a grande teia foi formada. Aquela teia simbolizava a importância do ribeirão, recurso natural do qual todos são responsáveis.

Veja as fotos das atividades:

Após a roda de conversa, um lanche coletivo com cachorro quente fechou a noite de reflexões.

Para Izabel Nogueira, mobilizadora do CBH Rio das Velhas, o engajamento de todos foi o ponto alto da campanha. “Todas as pessoas do subcomitê se uniram pra criar a atividade. A criação conjunta das ações é o mais importante”, destaca.

 

Assessoria de Comunicação CBH Rio das Velhas:
TantoExpresso Comunicação e Mobilização Social
Texto: Leonardo Ramos
Fotos: Leonardo Ramos e  Priscila Martins